segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conheço a mim mesma...


Não possuo conhecimento formal sobre o que penso e escrevo, mas tenho certa mania de criar teorias para solucionar meus problemas existenciais, qualquer semelhança com teorias e/ou outras histórias pessoais é mera coincidência...

Desde Sócrates até os dias atuais ouve-se dizer que o segredo do sucesso ou paz interior é conhecer a si mesmo.

Com todas as responsabilidades que temos desde a mais tenra idade, as cobranças que recebemos de sermos bem sucedidos e ao nos identificarmos com os modelos de “felicidade” que a mídia, a vida, ou as pessoas nos dispõem, vejo que muitos se “perdem” no meio do caminho, acabando com problemas sérios de vícios, síndromes do pânico, depressões, etc... por não saberem exatamente quem verdadeiramente são...

As condições que viemos para este mundinho e as escolhas que fazemos durante nossa vivência por aqui também delimitam um pouco do que somos como ser um profissional de uma área específica, nosso estado civil, religião ou a classe social a qual pertence, mas também não definem quem exatamente a pessoa é...

Não estou falando de objetivo da vida na terra ou de onde viemos para onde vamos, mas sim se sabemos distinguir com clareza e verdade o que cada um de nós é como pessoa.


Você já se perguntou sinceramente se conhece a si mesmo?
Eu me pergunto constantemente...

Algumas teorias de que ouvi falar e você também (provavelmente), mas no momento não saberei citar autor, prega que existe na verdade três versões de cada um de nós e elas quase nunca se assemelham...

A que você vê
A que os outros vêem
E a que realmente você é...

A que você vê
...depende só de você...
A forma que cada pessoa se vê imagino eu é a melhor possível, afinal alguém tem que ressaltar o que tem de bom em nós mesmos.
Todos têm também certa dificuldade em aceitar as próprias falhas, faltas e defeitos. Uns tentam esconder outros se quer admitem... Mas não se enganam por muito tempo. Pois a mentira pode enganar muitas pessoas menos a quem a produz...

A pior mentira muitas vezes é mentir pra si mesmo...

A que os outros vêem
...uns não querem nem saber, outros não vivem sem esperar saber o que os outros pensam...
Você já questionou alguém próximo sobre isso?
A experiência é válida tanto para conhecer o outro lado de nós mesmo como para contribuir com a relação que temos com a pessoa que questionamos (melhor questionar somente quem a opinião for importante para você)

O que realmente somos?
...novamente depende de cada pessoa eleger o seu ideal de personalidade... Que pode também ser construído com as experiências de cada um...
Uns podem ter o mesmo “jeito” de pensar e agir a vida toda, outros vão construindo no decorrer da vida...

O ser humano foi criado para evoluir, se assim não fosse ainda estaríamos vivendo nas cavernas agindo pelo nosso instinto de sobrevivência. E justamente por estarmos em constante aprendizado podemos dizer que somos seres incompletos... Estamos sempre em busca de nós mesmos...

Na busca de me sentir uma pessoa 100% de acordo com as crenças e objetivos que possuo, faço lista do que vejo de negativo e outra do que acredito ser positivo em mim
Depois vou separando de três em três defeitos ou fraquezas que pretendo mudar/superar e “trabalho” na questão por um bom tempo... Vez ou outra o problema ressurge, mas vou aprendendo a sair dele com maior rapidez e menos sofrimento se assim posso dizer...

E as qualidades que penso possuir, busco fortalecer, valorizar e avalio desde quando esta visão/reação positiva passou a fazer parte de mim... E da maioria das vezes percebo, que tive que perder algo, me desapegar de algum costume negativo para então enxergar o bom.

Existem muitas ferramentas para se conhecer e cada um utiliza sua forma, afinal é a coisa mais íntima e pessoal que se pode fazer... Não dá para terceirizar...
Ë preciso perseverar nas mudanças que se quer fazer, ser humilde para reconhecer que muitas vezes não somos exatamente o que pensamos e temos que ter muita coragem para mudar a si mesmo...
Ao mesmo tempo temos que ser generosos com nossas avaliações interiores para não cairmos nas garras da depressão, culpa e arrependimentos.
Buscando ser justos, assumindo nossos erros e não apontando outros como culpados pelo que nos transformamos... Se houve de alguma forma interferência de alguém em nossos processos individuais que acarretaram sofrimentos, temos que libertarmos esta pessoa da mágoa que nos causou... Pois cedo ou tarde iremos reconhecer que aprendemos muito de nós mesmos com as situações que nos fizeram chorar...
Da mesma forma se fomos nós que causamos o mal em alguém, podemos procurar melhorar para não sermos novamente a causa de problemas na vida dos outros...

Conhecer a si mesmo é estar presente a cada pensamento, palavra e gesto que proferimos...
Busca interior para mim é poder transmitir algo de bom para as pessoas, mas antes a mim mesma, respeitando minhas limitações, dando um passo de cada vez... Voltando ao início quando necessário, agindo com firmeza no propósito maior que cada um de nós tem que é sermos felizes.

Eu ainda não me encontrei por completo e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário