segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Acreditar em que...

No que podemos acreditar no dia de hoje?
Os sistemas de crenças e culturas estão tão diversificados, o acesso a informações torna o conhecimento globalizado...
E cada um de nós busca desenvolver individualmente nossas crenças ou com o que nos identificamos...

A maioria herda as crenças e culturas cultivadas por nossos pais ou grupo de convívio, sem grandes questionamentos...
Outros, mesmo que direcionados para uma religião, não a pratica tanto por não acreditar/entender/aceitar quanto por não se identificar e/ou não sentir necessidade de conhecer e exercer o que é proposto.

Uns necessitam acreditar na existência de um Ser Superior, provedor de tudo que nos cerca, sendo Ele descrito como Deus, Buda, Shiva, Energia Cósmica, Prana...
Não importando muita a forma ou denominação...
Para mim Tudo é um Só...

Até não acreditar em Deus é uma forma de “pensar” na existência Dele, penso eu.

Os céticos dizem que acreditar em Deus é uma forma de justificarmos nossa existência e proveniência (sem comprovação científica) baseada na Fé ou carência coletiva.
Acreditar em Deus também ajuda-nos a responder/aceitar a incógnita da continuidade da vida após o término dela neste mundo material.
Outros explicam que a crença em Deus é útil para organizar os povos, (através das religiões muitas vezes).
Desta concepção criou-se a cultura “dos homens” de Deus ser temido, julgando e punindo os que são contrários a “sua” vontade.

> O que é certo ou errado aos olhos de Deus é diferente do que é para nós humanos <

Desde pequena busco meu caminho de esclarecimento, fui batizada em uma igreja cristã e sempre fui questionando os ensinamentos recebidos...
Procurava unir minha fé à razão, forma que acredito ser o mais coerente formato de concepção de Deus, religião ou filosofia...
Meus questionamentos eram os mais diversos, dos mais simples aos mais complexos

É como dizem: deve haver muito mais entre o céu e a terra do que acredita/entende nossa vã filosofia/cabeça/entendimento.

Para os que não acreditam na existência de Deus (e eu conheci alguns até hoje) eu perguntava: como tudo foi criado se não há como o homem repetir as experiências ditas como naturais, perfeitas, divinas...
Da criação e existência deste mundo e do universo que estamos inseridos...
As coincidências da vida...
Tudo tem um significado...
Então deve haver algo Maior que todos nós e que ainda não temos entendimento ou mérito para conhecer e compreender...

É questão de lógica, no meu entender...

Crer em algo, em alguém bom, de infinito amor por nós e que nos orienta em cada momento é ainda mais necessário nos dias atuais, não acha?
Diariamente somos bombardeados de notícias ruins, atrocidades que fazem uns com os outros, com o planeta e até por estes motivos muitos também questionam a existência de um Deus por julgar que Ele permite que coisas ruins aconteçam.
Mas esquecem de avaliar a si mesmos e a história da humanidade para constatar que muitas destas coisas ruins acontecem devido às escolhas humanas e não divinas.
Afinal temos o livre arbítrio, escolhemos o que fazer, sendo bom ou mau e destas escolhas resultam conseqüências...

Posso dizer que estudei um pouco de tudo para encontrar o meu “porto seguro”, cristianismo, hinduísmo, budismo, espiritismo, cientologia, cabala judaica, etc.
Para chegar a uma conclusão: Deus é umas só estas variações de Sua Face são necessárias para digamos cativar de formas diferentes pessoas em estágios diversos de evolução e entendimento.
Resumindo: todos os caminhos em sua essência (seja ela do bem é claro) levam a um só Pai, as correntes filosóficas, religiosas e algumas até psicológicas se assemelham em muitos aspectos, algumas se complementam, outras mudam apenas a forma ou linguagem de explicação.
É uma visão por assim dizer ESPIRITUALISTA de tudo.




Nestes meus 32 anos de busca constatei o que digo serem verdades irrefutáveis, independe a religião e/ou crença da pessoa:

- A vida é eterna, nosso espírito/alma/energia vital não se acaba com a morte da veste/corpo carnal/material. Nascemos e renascemos várias vezes até cumprirmos o que almejamos na nossa evolução individual e conjunta (humanidade)
> Não tive resistência em aceitar a reencarnação (corpo carnal morre mis a alma/espírito é o mesmo, eterno, único e volta a vida em novo corpo para novas experiências/missões)

- Deus é Bom, Amoroso, Justo, Infinito em sua Bondade e Misericórdia, não pune conforme vemos nos filmes, livros e muitas crenças religiosas.
> Esta crença de punição e controle é a forma do homem usar a Deus em seu benefício. Os homens sim julgam as situações e as manipulam conforme os convêm.
Agora para termos o auxílio e conexão com o Ser que nos criou, precisamos nos tornar merecedores, brandos de coração, buscando melhorar nosso interior e as coisas ao nosso redor, tendo bons pensamentos e ações...
Ser do bem em todos os momentos e escolhas que vivemos.

- Existiram vários seres iluminados que nos deram bons exemplos de Amor e abnegação na passagem pela terra e transformaram a vida de muitos com seus atos, estudos e descobertas, como: Sócrates, Platão, Buda, Jesus Cristo, Madre Tereza, Chico Xavier entre tantos outros que não saberei citar nomes, mas que fizeram a diferença na vida das pessoas.
> Suas vidas foram ferramentas divinas para “despertar” os que ainda “dormem” das verdades espirituais neste mundo e podemos dizer cumpriram o papel de “iluminar” o mundo.

- Fazer ao outro o que deseja que façam a você/ou não fazer ao outro o que não queres que façam a você.
> Esta premissa resume todas as doutrinas de Iluminação Espiritual, Amor, Caridade, Verdade, pregadas por estes seres que vieram a terra nos educar/ensinar/despertar.
É a pratica de amor ao próximo sem rodeios e julgamentos.

- Conhecimento e trabalho são à base de tudo e aliada a Fé Superior (crença + razão) e Amor dão a suporte para a conquista da Paz Interior e tantas outras conquistas que almejamos em nossas vidas.
> Independente da vida que nos cerca (família, amor, trabalho) estar bem consigo mesmo, conhecer a si mesmo (reconhecendo falhas e virtudes) é ter consciência que nossas conquistas e felicidade dependem somente de nós mesmos.
Os outros complementam, vem somar e, portanto não devem ser responsáveis pelos nossos infortúnios.

> É o tipo de coisa que não dá para terceirizar<

Estas são as verdades, com as quais me identifico, encontrei nelas acalento nas minhas dificuldades e aflições, freio para meus maus pensamentos/ações, e principalmente certeza da existência Divina.

Existem tantas outras verdades a conhecer e entender...

Como estamos em estado constante de aprendizado e troca de experiências pergunto:
 E você acredita em que?


Nenhum comentário:

Postar um comentário